Um marco para a humanidade e para os 4 mil funcionários da IBM que trabalharam com a NASA na missão Apollo 11.
Quem presenciou o primeiro passo do astronauta Neil Armstrong sobre a superfície lunar se lembra exatamente aonde estava e o que estava fazendo. A missão Apollo 11, que em 20 de julho de 1969 realizou o feito histórico de levar o homem à Lua, tornou-se também o triunfo da colaboração entre seres humanos e máquinas. Isso porque a tecnologia existente na época, mesmo que pareça ultrapassada aos olhos de quem vive no século XXI, teve papel fundamental para tornar esse feito possível.
Entre os milhares de profissionais que trabalharam junto com a NASA durante a corrida espacial estavam 4 mil engenheiros e programadores da IBM, que construíram os computadores e escreveram muitos dos complexos programas de software da Apollo 11 e guiaram com segurança os astronautas de volta à Terra. O vídeo abaixo conta um pouco a emocionante história de alguns deles.
De naves espaciais tripuladas a satélites e robôs autônomos, o hardware e o software que apoiavam e apoiam os programas espaciais são uma complexa junção de tecnologia e inteligência. A IBM forneceu computadores para vários locais terrestres, incluindo o local de lançamento em Cabo Canaveral, bem como o Centro de Controle de Missão Apollo 11, em Houston, no Texas.
Na verdade, todo o Projeto Apollo, que resultou em um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa entre 1961 e 1972, utilizou tecnologia IBM, incluindo o Mainframe. O então IBM System 360 recebeu, analisou, traduziu, calculou e forneceu dados precisos para a Nasa durante suas missões espaciais e também foi o responsável por calcular os dados necessários para que o módulo lunar decolasse da Lua e trouxesse de volta à Terra os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins em segurança.
Além disso, outros funcionários da IBM no Goddard Space Flight Center, perto de Washington, desenvolveram a rede mundial de estações de retransmissão e navios para rastrear e se comunicar com a Apollo 11.
“O fato é que o homem nunca havia ido à Lua. Nunca havíamos pousado na Lua e retornado em segurança para a Terra. Se não fosse pelos softwares e hardwares da IBM e seu suporte operacional, esse feito não teria sido possível. O homem não consegue pensar tão rápido assim. Os computadores podiam e nós podíamos construí-los. E construímos.” Homer Ahr – IBM Associate Programmer. |
Sim, ao longo de várias décadas a NASA e a IBM mostraram que, quando trabalham juntos, homem e máquina podem elevar o patamar de nossos sonhos. E 50 anos depois a IBM continua comprometida com as missões mais importantes para a sociedade e para o mundo.
IBMistas monitoram o lançamento de missão Apollo em Cape Kennedy, Flórida.
Para mais informações, vídeos e fotos sobre a IBM e as Missões Apollo acesse: https://newsroom.ibm.com/apollo
Fonte: IBM Brasil – By comunica@br.ibm.com on 18 de julho de 2019 – https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/ha-50-anos-o-homem-pisava-na-lua-um-marco-para-a-humanidade-e-para-os-4-mil-funcionarios-da-ibm-que-trabalharam-com-a-nasa-na-missao-apollo-11/