A IBM e o cantor, compositor e produtor colombiano ganhador de um Grammy, Andrés Cepeda, fecharam uma parceria para compor de maneira conjunta o próximo single do artista.
Essa iniciativa é pioneira e única na América Latina e une o talento artístico e as tecnologias de Inteligência Artificial.
Para o projeto, Andrés disponibilizará à IBM parte de sua história musical e o IBM Watson – por meio de tecnologias como Watson Beat e Watson Tone Analyzer – indicará o tom emocional, a linguagem e a estrutura musical adequados aos sentimentos de seus fãs. A plataforma ajudará a compor uma canção completa (música e letra), cujos arranjos finais e interpretação serão feitos pelo artista.
O Watson, Sistema Cognitivo da IBM, é uma plataforma na nuvem que aprende de forma similar aos seres humanos, por meio dos sentidos, da aprendizagem e da experiência. Analisa grandes volumes de dados estruturados e não-estruturados, entende a linguagem natural e compila resultados para melhorar a tomada de decisões de profissionais em uma grande variedade de áreas. A medida que o Watson recebe informações e aprende dados adicionais, fica mais inteligente e aumenta seu conhecimento para poder resolver desafios e expandir as habilidades humanas.
Com esta aliança, o IBM Watson Beat irá estudar grandes volumes de dados, que incluem parte das letras e músicas do artista, e IBM Watson Tone Analyzer estudará conversas em redes sociais e tendências sociais, entre outras fontes, levando a criatividade do Andrés e seu potencial a um outro nível, integrando a mais alta sensibilidade humana com tecnologia, para uma colaboração sem precedentes no âmbito da música na região. O resultado deste projeto de colaboração com Andrés Cepeda será lançado em setembro, com a apresentação de um novo single até o fim do ano.
“Como artistas, queremos criar profundas conexões com nossa audiência e encontrar inspiração em lugares que nunca havíamos imaginado. IBM Watson é um grande assistente que me permitirá alcançar esse objetivo” diz Andrés Cepeda.
“Esta aliança com o ganhador do Grammy Andrés Cepeda é uma evidência de como a inteligência aumentada pode ajudar os artistas e outros profissionais a inovar em todas as indústrias, não só na música como também em saúde, finanças, arquitetura etc.”, diz Federico Martínez, Gerente General da IBM Colômbia. “Andrés é um artista de vanguarda que revolucionará a indústria da América Latina com a computação cognitiva, que nos permite entender as emoções humanas, tendências sociais, estilo de linguagem e ritmos de maior sucesso para ajudar os músicos a continuarem criando formas realmente inovadoras”.
O projeto utiliza Watson Beat, que permite interpretar a teoria musical, a estrutura e a intenção emocional das notas musicais e usar essas informações para ajudar a criar novas músicas. Já Watson Tone Analyzer detecta o tom e o estilo de fragmentos de textos de uma conversa ou outras comunicações. A solução usa analítica lingüística para detectar três tipos de tons em textos: emoções, tendências sociais e estilos de escrita.
Fonte: IBM Brasil – Sala de Imprensa – http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/52345.wss