Nova solução de armazenamento também possibilitou à provedora de energia atender a 2 milhões de novos clientes do grupo.
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com sede em Campinas (SP), e a IBM anunciam os resultados de um projeto de tecnologia que agilizou o faturamento noturno da empresa e possibilitou o atendimento a 2 milhões de novos clientes.
O crescimento de 25% no número de consumidores levou a CPFL Energia a procurar um novo modelo de armazenamento que não sobrecarregasse a contabilização noturna das contas de energia. Outra questão que desafiava a operação era a unificação das atividades de outra empresa do grupo, no sistema de faturamento utilizado pela matriz, que é baseado no aplicativo SAP CCS e executado na plataforma IBM Power SystemsTM. Com essa mudança, o grupo passou a atender 2 milhões de novos clientes.
No setor de energia, o cálculo do consumo mensal por cliente é um processo diário que se tornou um desafio contínuo com o crescimento do volume de dados. Para atender às necessidades desta nova realidade, a CPFL implementou um IBM® FlashSystem® 840 com capacidade de 24 Terabytes. O novo armazenamento em Flash ofereceu até cinco vezes menos latência e dobrou a capacidade de IOPS (operações de entrada/saída por segundo) na operação de faturamento. Outra vantagem é que utiliza menor espaço físico dentro do data center. A implementação da plataforma em Flash diminuiu de oito para cinco horas a execução do lote de faturamento noturno na CPFL Energia — uma redução de 37% — e viabilizou o sistema absorver os clientes da outra empresa do grupo.
“Teria sido impossível absorvermos os 2 milhões de novos clientes sem o FlashSystem®. Agora podemos processar com confiança 400 mil faturas todas as noites, sem risco de exceder o tempo reservado e impactar o desempenho do sistema durante as horas úteis do dia. Como espelhamos para o FlashSystem® as tabelas do banco de dados usadas pelos nossos sistemas de call center, os representantes do nosso serviço podem lidar com os clientes mais rapidamente. Isso significa consumidores mais felizes e também a redução da nossa conta de telefone”, comenta Márcio Felix, gerente de TI da CPFL Energia.
Os sistemas de armazenamento anteriores da provedora de energia permanecem em funcionamento. O FlashSystem® 840 foi configurado para agir como uma camada zero por meio da funcionalidade de espelhamento do IBM AIX® Logical Volume Manager. O IBM FlashSystem® efetivamente acelera em 10% o processamento das tabelas mais utilizadas no banco de dados Oracle que rodam a solução SAP específicas para a indústria de Utilities (CustomerCareand Services), o que inclui um módulo de cobrança e faturamento.
Sobre a CPFL
A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,6 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.199 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.129 MW no final do segundo trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index EmergingMarkets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Fonte: IBM Sala de imprensa: http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/48130.wss.