IBM mostra no Ciab 2016 como a computação cognitiva vai transformar o mercado financeiro

Big Blue leva ao evento modelo de robô capaz de operar com sistema Watson e mostra que robótica e IoT são aliadas para melhorar a interação dos bancos com clientes .

Na edição 2016 do Ciab FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho, a IBM apresenta um modelo de robô que pode servir para operar com a plataforma de computação cognitiva IBM Watson, o NAO.

Um robô similar ao que estará no Ciab participa de um projeto piloto no hotel Hilton, nos Estados Unidos. Lá, ele está aprendendo a atuar como concierge, ajudando os hóspedes com informações turísticas e instalações do hotel. Durante o evento, no estande na IBM, haverá interações do robô sobre temas como computação cognitiva, blockchain, computação em nuvem e conhecimentos gerais. O robô representa um possível modelo de interação com clientes de instituições financeiras, mas no evento ele não estará conectado às capacidades da tecnologia Watson.

Segundo pesquisa da IBM sobre investimentos em computação cognitiva nos bancos, “Breakthrough Banking – Your Banking Future in Banking and Financial Markets”, 88% das instituições financeiras possuem a intenção de investir em projetos cognitivos. Já 89% dos executivos bancários familiarizados com o tema acreditam que a tecnologia irá desempenhar um papel disruptivo na indústria.

A computação cognitiva é considerada a terceira era computacional, em que sistemas deixam de ser programáveis para serem ensinados. Com a tecnologia do Watson, insights são gerados a partir da interpretação de dados não estruturados, como textos, imagens e vídeos. Com isso, profissionais passam a ter assistentes cognitivos que operam de maneira parecida com os seres humanos e, dessa forma, conseguem tomar melhores decisões em suas rotinas de trabalho.

A plataforma de computação cognitiva IBM Watson utiliza a inteligência artificial e é capaz de entender a linguagem falada, aprender continuamente e raciocinar. Hoje, qualquer programador de software tem acesso ao Watson. A tecnologia está disponível na nuvem por meio da plataforma de desenvolvimento IBM Bluemix, com mais de 30 serviços (APIs), inclusive em Português. Hoje, no Brasil, a IBM já trabalha com projetos de computação cognitiva com grandes bancos.

Além da demonstração do robô no estande, executivos da IBM participarão de paineis no Congresso sobre computação cognitiva, blockchain, fintechs e segurança da informação.

 

Fonte: IBM Brasil – Sala de imprensa: http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/49986.wss

Deixe um comentário