Volkswagen Virtus será o primeiro carro no Brasil a usar inteligência artificial para ajudar motoristas

Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida.

→ Aplicativo inteligente com todo o conteúdo dos manuais do veículo vai responder questões sobre o sedã
→ Recurso entende linguagem natural, como em uma conversa informal, e “aprende” com base nas interações que tem com motorista
→ Consulta pode ser por meio de escrita, voz ou por fotografia
→ Sistema utiliza tecnologia Watson, da IBM Cloud. Todo o conteúdo estará na “nuvem”

 

O Volkswagen Virtus chega para revolucionar o mercado brasileiro em termos de design, espaço interno, segurança e alto desempenho. O modelo será o primeiro automóvel do Brasil a inovar com recursos inéditos de conectividade e digitalização. A partir de janeiro, o sedã feito em São Bernardo do Campo (SP) vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações que contém no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças.

A implementação dessa nova tecnologia complementará a forma com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o conteúdo impresso continua a ser oferecido.

Identificação Volkswagen

O cliente Volkswagen, após a compra do Virtus, poderá baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW. Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.

Com o uso das soluções do Watson, o app Volkswagen poderá entender perguntas por texto ou voz, reconhecendo sotaques e linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando) e respondendo às questões.

Pelo comando de voz, se o cliente perguntar, por exemplo, “como conecto meu celular no rádio?”.

Resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth ativado. Tudo certo? Então siga esses passos:”

[São apresentados CARDS que o usuário vai passando, com imagens e os seguintes textos]

1 – No sistema de rádio, clique em PHONE.

2 – Aperte o botão de função ao lado da exibição PROCURAR TELEFONE.
 
3 – Procure o celular que você quer parear na tela do rádio.

4 – Se precisar, confirme o pareamento e digite o código PIN que estará na tela do rádio e confirme.

Além disso, os usuários podem enviar fotos, junto as perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo por meio das tecnologias do Watson analisa o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta. Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta em torno do que significa uma luz piscando e receber quais ações devem ser tomadas.

Por exemplo:

Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”

Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar.”

[É exibido o botão de câmera]

[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]

“Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para verificar esse problema assim que possível.”

Cliente nunca fica sem resposta

Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.

Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas à CRC.

Interação mais próxima e pessoal

Também será possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência.

A interação com o cliente será também levada para outro nível, mais próximo e pessoal. Por meio do app será possível à Volkswagen enviar notificações ao usuário, vídeos sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de utilização – como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do veículo em uma concessionária.


Fonte: IBM Brasil – Sala de Imprensa – http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/53402.wss

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