Em que ponto da jornada da Transformação Digital você está?

conte conosco para trilhar esse caminho

A Transformação Digital está na ordem do dia e muitas empresas estão atentas às oportunidades que ela traz. Por Transformação Digital entenda-se o uso de tecnologias digitais em processos, produtos e ativos para melhorar a eficiência, gerar valor, gerenciar risco e viabilizar novas formas de fazer negócios.

A Transformação Digital não é modismo, nem um conceito vazio. É realidade, resultado da aplicação de tecnologias em muitas frentes de trabalho nas empresas. E está em curso.

Avançar sempre

Como numa jornada por trilhas que vão sendo abertas conforme a caminhada acontece, empresas foram aos poucos adotando a web, o mobile, a nuvem, passando a explorar novos territórios como as aplicações de código aberto, o Big Data e Analytics, as análises de dados avançadas, a análise preditiva e a computação cognitiva. Há mais por vir: Machine Learning, Deep Learning e Inteligência Artificial.

Acrescente à jornada toda a revolução interna que ela acarreta dentro das empresas, com a demanda por profissionais preparados, a obsolescência de funções e processos, e estrutura organizacional modificada, e tem-se aí a Transformação Digital.

Cada empresa está num ponto dessa estrada. Algumas estão mais adiantadas, outras mais atrasadas, mas nenhuma pode ficar parada, sob o risco de não terem mais como competir em mercados tão acirrados como os atuais.

Infraestrutura robusta

A Transformação Digital pressupõe investimentos em infraestrutura robusta, com servidores potentes e velozes, capazes de processar dados em volumes cada vez maiores, em tempos cada vez menores. Rodar aplicações cognitivas de Machine Learning envolve capacidade de processamento de linguagem natural, entendimento e compreensão, de forma a responder perguntas e aprender com seus erros.

Já estão nesse ponto da jornada aquelas empresas que adotaram, por exemplo, serviços de atendimento feitos por plataformas de inteligência artificial, capazes de entender a linguagem falada ou escrita, com seus erros, abreviações e palavras de duplo sentido.

Estão nessa jornada, também, aquelas empresas que substituíram processos repetitivos feitos por pessoas por processos automatizados, feitos por software-robô. Estão nessa jornada aquelas empresas que têm um sistema capaz de fazer sugestões do que comprar ou assistir, baseado no perfil do usuário. E aquelas que usam sistemas de análise preditiva para a detecção de fraudes, para fazer previsões de demanda mais acertadas ou para fazer a manutenção preditiva de máquinas e ativos.

As possibilidades são muitas. Em qual ponto da jornada a sua empresa está?

Troque ideias com nossos especialistas sobre a jornada da Transformação Digital. Assim, ficará mais fácil traçar uma rota coerente e planejada. Fale conosco.