Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda!

Criando esperança através da ação  

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (DMPS), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global de focar a atenção na prevenção do suicídio.

O tema do DMPS 2023, “Criar esperança através da ação”, reflete a necessidade de ação coletiva para resolver este problema urgente de saúde pública. Todos nós – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, responsáveis políticos e governos – podemos tomar medidas para prevenir o suicídio na Região.

O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Os objetivos incluem a promoção da colaboração das partes interessadas e da auto-capacitação para lidar com a automutilação e o suicídio através de ações preventivas.

Estes podem ser alcançados através do reforço das capacidades dos prestadores de cuidados de saúde e de outros intervenientes relevantes, de mensagens positivas e informativas dirigidas à população em geral e aos grupos de risco, como os jovens, e da facilitação de uma discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, etc.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda!

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Fontes e mais informações:
1. Site Setembro Amarelo, da Associação Brasileira de Psiquiatria: Site Setembro Amarelo
2. Organização Pan-Americana da Saúde: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-prevencao-ao-suicidio-2023

Deixe um comentário