Após 3 anos, IBM anuncia a versão IBM i 7.5

Hoje, a IBM anunciou a versão 7.4 TR6 e a nova versão 7.5 do IBM i, a primeira nova versão do sistema operacional em três anos. Entre as grandes novidades desta nova versão 7.5 do IBM i estão novos recursos de banco de dados, aprimoramento nas configurações de segurança, melhorias no Db2 Mirror, uma nova opção de assinatura de contratos, além de nova estrutura do ambiente de desenvolvimento IBM i Modernization Engine for Lifecycle Integration (apelidada de Merlin).

Como um dos grandes destaques do anúncio da IBM, o Merlin representa um ambiente de desenvolvimento leve e baseado em navegador para criar novos aplicativos ou modernizá-los. Ele consiste em um conjunto de ferramentas executadas em contêineres do Red Hat® OpenShift®, como Git e Jenkins para gerenciamento de código estilo DevOps, que orientam e auxiliam os desenvolvedores de software na modernização de aplicativos IBM i.

Melhorias do IBM i 7.5

Para o banco de dados DB2 for i:

  • Dados booleanos: suporte para dados e funções booleanas. Os desenvolvedores agora terão a capacidade de aproveitar as declarações booleanas, que basicamente se resumem a declarações sendo “verdadeiras” ou “falsas”. Suporta o desenvolvimento de RPG, bem como dados JSON.
  • Índices maiores: anteriormente, o índice radix binário em DB2 for i era limitado a 1,7 TB. Com IBM i 7.5, o banco de dados agora pode conter 16 TB de dados em seu índice primário.
  • Suporte total ao SQL:  a IBM está divulgando “suporte total” para os padrões SQL, destacando o DB2 for i como o banco de dados relacional mais completo quando se trata de suportar o padrão ANSI SQL.

Lançado em 2019, o Db2 Mirror com IBM i 7.5,  a IBM reforçou o serviço de disponibilidade contínua com vários novos recursos, incluindo:

  • Modo somente leitura: Os clientes agora podem direcionar um dos dois nós em um cluster Db2 Mirror para funcionar em um modo somente leitura que não pode ser atualizado. Isso será útil para executar cargas de trabalho de business intelligence ou análise de dados de uma maneira que não impacte o processamento de transações.
  • Suporte a versões variadas: Suporte  a capacidade de executar diferentes versões do sistema operacional em um cluster Db2 Mirror. Isto antes não era possível porque o Db2 Mirror exigia 7.4, mas com a 7.5 os clientes poderão executar ambas as versões do sistema operacional.

A segurança é uma grande prioridade para a IBM, e destacamos os melhoramentos:

  • Senhas mais fortes: maior poder na criptografia disponível para senhas, onde o máximo anteriormente era um algoritmo SHA1 de 256 bits, mas agora está suportando um algoritmo SHA2 de 512 bits. Também foi adicionada uma nova API que dirá ao administrador se uma senha cumpriu todas as regras designadas.
  • Autoridade Padrão *PUBLIC: Foi alterada a configuração padrão para muitos objetos no sistema.
  • O DCM (Digital Certificate Manager) também foi aprimorado de várias maneiras para melhorar a experiência do usuário, como novos botões que eliminam a necessidade de digitar caminhos e nomes de arquivos do IFS, assim como uma armazém de assinatura de objetos e automação dos fluxos de trabalho relacionados à assinatura de objetos.

Mais detalhes no documento da IBM em: IBM i 7.5 and IBM i Portfolio give strong foundation for continuing innovation

Deixe um comentário