Novos servidores IBM Linux aceleram inteligência artificial, conhecimento profundo e analítica avançada

Chip IBM POWER8 com NVIDIA NVLinkTM permite movimento de dados cinco vezes mais rápido que qualquer plataforma da concorrência.

IBM revelou hoje uma série de novos servidores desenhados para potencializar as cargas de trabalho cognitivas e elevar a eficiência no centro de dados. Com um novo chip, a linha baseada em Linux incorpora inovações da comunidade OpenPOWER, que oferece maiores níveis de desempenho e maior eficiência em dados que os disponíveis em qualquer servidor baseado em x86.

Desenvolvidos em colaboração com algumas das companhias de tecnologia líderes do mundo, os novos Sistemas Powerforam exclusivamente desenhados para potencializar a inteligência artificial, a aprendizagem profunda, a analítica de dados de alto desempenho e outras cargas de trabalho de computação intensivas, que podem ajudar as empresas e os fornecedores de serviços de nuvem a poupar dinheiro em custos do centro de dados.

Os três novos sistemas são uma expansão da carteira de servidores Linux da IBM, desenvolvida em conjunto com outras entidades que fazem parte da OpenPOWER Foundation. Os novos produtos se incorporam à linha Power Systems LC, desenhada para superar o desempenho de servidores baseados em x86 em uma variedade de cargas de trabalho intensivas de dados.

As provas iniciais com Tencent, um dos maiores fornecedores de serviços de internet do mundo, com sede na China, demonstrou que um grande cluster formado pelos novos servidores IBM OpenPOWER conseguiu executar uma carga de trabalho de dados intensiva três vezes mais rápida que a infraestrutura anterior baseada em x86. Aliás, este resultado foi atingido ao mesmo tempo em que foi reduzida em dois terços a quantidade total de servidores utilizados. Tendo em vista a importante relação custo-benefício de usar menos servidores para obter um desempenho mais rápido, a companhia agora está integrando os novos servidores em seu centro de dados de hiperescala para cargas de trabalho Big Data.

“Os conhecimentos dos usuários e o valor de negócios que se pode oferecer com analítica avançada, aprendizagem de máquina e inteligência artificial se encontram cada vez mais limitados pelo desempenho. A computação acelerada que realmente pode impulsionar as cargas de trabalho Big Data se tornará um elemento essencial da era cognitiva,” comentou Doug Balog, Gerente Geral de POWER IBM Systems. “Com base em inovações OpenPOWER de aliados como NVIDIA, nossos novos servidores OpenPOWER Linux com POWERAccel definem um novo padrão para estas cargas de trabalho, em comparação com servidores baseados sobre processadores x86.

A plataforma de aceleração mais avançada da indústria para potencializar a Era Cognitiva

Os avanços de indústria, que incluem inteligência artificial, carros autodirigidos, proteção antifraude em tempo real e o desenvolvimento de fármacos que salvam vidas requerem novos níveis de potência de computação. Para abordar esta necessidade, a IBM adotou um enfoque de desenvolvimento aberto do desenho de sistemas, visando aproveitar mais plenamente as tecnologias de aceleração.

A IBM tem colaborado com outros líderes da indústria da tecnologia por meio da OpenPOWER Foundation, para redesenhar radicalmente a plataformapara chip e sistema, incorporando o uso de uma ampla gama de aceleradores, a fim de atingir maiores níveis de desempenho que aqueles disponíveis em servidores commodity tradicionais. Por meio de uma família de inovações interconectadas, coletivamente conhecidas como POWERAccel, os colaboradores do ecossistema OpenPOWER continuarão desenvolvendo sistemas e outras soluções na plataforma POWER, otimizadas para aplicativos acelerados.

Um resultado importante que surge da colaboração aberta é o novo servidor IBM Power System S822LC para Computação de Alto Desempenho. Graças a seu processador com novo design, IBM POWER8 com NVIDIA NVLink, o novo sistema proporciona inovação pioneira na indústria, disponível apenas na arquitetura aberta de POWER. O novo sistema conecta diretamente o novo processador IBM POWER8 com NVIDIA Tesla® P100 Pascal GPUs por meio do NVIDIA NVLink, um interconector bidirecional de alta velocidade e eficiência energética. NVIDIA NVLink está integrado ao silício e incorporado no desenho geral do sistema. Esta estreita montagem de tecnologia IBM e NVIDIA permite que os dados circulem cinco vezes mais rapidamente que em um sistema baseado em x86.

Os dois servidores LC adicionais disponíveis hoje – o IBM Power System S821LC e o IBM Power System S822LC para Big Data – também podem aproveitar a tecnologia de aceleração GPU para aumentar os níveis de desempenho do sistema em uma variedade de aplicativos acelerados. Os clientes podem conectar aceleradores NVIDIA Telsa K80 GPU por PCIe.

Além disso, podem aproveitar a interface POWERAccel Coherent Acceleration Processor Interface (CAPI) disponível nos modelos S821LC e S822LC para Big Data para uma interconexão de alta velocidade com aceleradores FPGA.

Menos custos, menos proliferação de servidores

Com compatibilidade total em entornos de nuvem baseados em Linux, os servidores IBM Power LC estão otimizados para aplicativos ricos em dados e podem oferecer uma eficiência superior de centro de dados. Os novos servidores podem ser adquiridos a um preço mais baixo, e podem oferecer 80% mais de desempenho por cada dólar gasto, em comparação com sistemas baseados em x86. (1) Esta eficiência permite às empresas e aos fornecedores de serviço de nuvem baixar custos e combater a proliferação de servidores.

Preços, especificações e disponibilidade

A nova linha Power LC apresenta uma vantagem de preços em comparação com servidores baseados em Intel x86, com configurações comparáveis, pois custa 30% menos em algumas configurações (2). Os preços online vão dos US$ 5999 para cima. Existem modelos adicionais com configurações menores e preços mais baixos disponíveis através de Parceiros de Negócio IBM.

As especificações detalhadas e os links para pedidos online podem ser achadas em www.ibm.biz/powerlc. A disponibilidade geral é imediata para todas as variedades da linha, salvo o IBM Power System S822LC para Computação de Alto Desempenho, com data programada de distribuição em 26 de setembro.

 

(1) A vantagem de preço-desempenho de 80% se baseia na média de medições internas da IBM de Power System S822LC para Big Data relativas a ofertas comparáveis x86 E5-2600v4 (Broadwell) de dois soquetes em múltiplos bancos de dados de fonte aberta, incluindo MongoDB, EnterpriseDB e MariaDB. As comparações utilizam os preços atualizados em 24 de agosto de 2016. Mais detalhes em: https://www.ibm.com/developerworks/linux/perfcol/index.html

(2) A comparação de preços se baseia no preço publicado de Power System S822LC para Big Data http://www-03.ibm.com/systems/power/hardware/linux-lc.html, e configurações HP DL380 baseadas em https://h22174.www2.hp.com/SimplifiedConfig/Index. Outros preços de configurações detalhadas para Power System S822LC para Big Data podem ser obtidas através dos Parceiros de Negócio IBM.

Fonte: IBM Brasil – Sala de Imprensa – http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/50499.wss

Deixe um comentário