As ONGs Espírito Santo em Ação, Ateliê de Ideias, FEAPAES (Federação das APAES do Espírito Santo) e Instituto Sindimicro serão as instituições contempladas .
No próximo dia 25 de abril, acontece em Vitória a abertura do Corporate Service Corps (CSC), um programa de Cidadania Corporativa da IBM. Em sua 20ª edição, a iniciativa seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuar em projetos que integram planos de crescimento econômico, gestão de processos e tecnologia em organizações do terceiro setor, pequenas empresas ou governos situados em cidades de desenvolvimento.
Quatro instituições locais – Espírito Santo em Ação, Ateliê de Ideias, FEAPAES (Federação das APAES do Espírito Santo) e Instituto Sindimicro – foram selecionadas para receber funcionários da IBM dispostos a compartilhar capital intelectual para a construção coletiva de soluções para problemas socioeconômicos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades em liderança global.
Ao todo, 12 consultores da IBM vindos de diversas partes do mundo irão desenvolver um projeto proposto pelas instituições durante um período de 30 dias. Para o início dos trabalhos será realizado um painel sobre tecnologia para inovação social no auditório do Parque Botânico da Vale, em Vitória. Na ocasião, cada parceiro irá compartilhar sua percepção de como a tecnologia pode alavancar inovação em sua organização e melhorar a eficiência em processos e gestão.
O programa prevê que, ao final do período de consultoria, as equipes da IBM apresentem um relatório que aponte transformações factíveis para uma atuação mais eficiente das organizações sociais.
Os projetos selecionados
A 20ª edição do CSC Brasil contemplará as seguintes instituições:
Espírito Santo em Ação: Grupo de empresários com o compromisso de atuar na formação de uma sociedade melhor e mais justa, visando a tornar as empresas ainda mais conscientes e participativas em seu papel econômico e social.
Projeto no CSC: desenvolvimento de um roteiro para a ES-Ação implementar um sistema de informação que irá medir periodicamente a eficiência da gestão pública das 78 municipalidades do Espírito Santo por meio de indicadores divididos nas áreas de finanças públicas, educação, saúde, emprego e renda, violência, assistência social e habitação e saneamento.
FEAPAES (Federação das APAES do Espírito Santo): Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Projeto no CSC: desenvolvimento de um plano de comunicação visando a nova proposta de valores da instituição, englobando não apenas as atividades e resultados da FEAPAES/ES, mas de todas as APAES do Estado.
Instituto Sindimicro – Instituto para Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual: Tem como objetivo a experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito.
Projeto no CSC: criação de um roteiro para o desenvolvimento de um sistema de gestão para as associações de catadores de materiais recicláveis do Estado, com o objetivo de simplificar a comunicação e aperfeiçoar os processos de comercialização.
Ateliê de Ideias: Agência de apoio e fomento ao desenvolvimento local endógeno e sustentável com ênfase no atendimento a comunidades urbanas de baixa renda na região da Grande Vitória. Áreas de atuação: Finanças solidárias, Habitacional, Desenvolvimento Comunitário e Difusão de Tecnologias Sociais.
Projeto no CSC: criação de um roteiro para uma solução de aplicativo móvel para a Central de Compras do Bem, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de compra coletiva dos pequenos empreendedores da comunidade.
Fonte: IBM Brasil – Sala de imprensa: http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/49581.wss