Sibelco engaja colaboradores com ferramenta de pesquisa da IBM

A partir do Kenexa®, a companhia conseguiu integrar diferentes níveis hierárquicos e garantir uma comunicação mais eficiente entre as áreas..

Pesquisas de engajamento sempre foram um desafio para muitas empresas. Avaliar desempenho, remuneração, sucessão, plano de carreira e de aprendizado são itens sempre colocados em pauta. Entretanto, muitas dessas companhias enfrentam dificuldades na devolutiva aos funcionários de todo esse trabalho.

Com o objetivo de compartilhar com seus colaboradores o resultado dessa análise e permitir uma leitura de seu desempenho para o público externo, a Sibelco, multinacional do setor de mineração, adotou a solução IBM Kenexa Engagement Survey. A ferramenta de pesquisa permitiu que a companhia pudesse criar um panorama de como os colaboradores enxergam a empresa e se envolvem nas atividades. Além disso, foi possível dar a cada gestor os resultados de suas equipes, permitindo a criação de planos de ações para mudanças em linha com a transformação da empresa.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Sibelco para a América do Sul, Félix Crespo, a partir da pesquisa realizada com a solução da IBM, a empresa procurou garantir que os colaboradores compreendessem a importância de seu trabalho para o sucesso organizacional e também que completassem seus projetos de trabalho. Um dos objetivos é que eles conseguissem articular claramente as metas organizacionais junto às suas equipes e garantir uma cultura atraente e sustentável.

A companhia espera promover a comunicação interna formal, com a área de Comunicação, e informal, na liderança e entre pares, de forma mais organizada e que impacte positivamente os resultados. “Todas as métricas serão mensuradas em 2016, quando faremos um comparativo com este ano. Em termos de devolutivas qualitativas, o plano é a criação e fortalecimento do ‘compromisso de confiança’ entre os funcionários e seu gerente imediato. Esse líder exerce influência direta sobre o nível de engajamento e de retenção organizacional”, esclarece Félix Crespo.

Segundo Crespo, o desafio é conhecer, por meio dos insights, que a ferramenta IBM Kenexa revela a saúde organizacional e cultural da companhia. “Isso nos ajudará a diagnosticar onde podemos ser mais eficazes e como direcionaremos as estratégias de toda a empresa para podermos melhorar significativamente a participação dos colaboradores. É imperativo que nós tenhamos prioridades claras e uma liderança forte”, acrescenta.

Por permitir uma avaliação aprofundada de seu público interno, a Sibelco agora inicia o seu plano de ação para clientes, com o objetivo de criar um processo formal para medir sua satisfação por meio de pesquisa, entre outras iniciativas. A intenção da companhia agora é correlacionar dados da pesquisa com a de satisfação do cliente e gerar uma discussão com os colaboradores sobre formas de melhorar os serviços e produtos para esse público.

Como próximo passo, o objetivo da Sibelco é garantir “O Ciclo de Pesquisa de Engajamento” e aprimorar significativamente o empenho dos colaboradores. “Precisamos pensar nisso como um ciclo contínuo e integrá-lo com tudo o que fazemos. Os resultados da pesquisa 2014 e 2016 serão uma métrica do quão bem nós conduzimos o envolvimento nos níveis da empresa e das equipes”, conclui. Para a companhia, o mais importante é que os gestores de todos os níveis e todos os funcionários estejam conscientes e engajados neste processo cíclico.

Sobre a Sibelco

Na América do Sul, a Sibelco fabrica e comercializa sílica para a indústria de vidro, cerâmica e fundição, além de cal para metalurgia, mineração e construção civil e carbonato de cálcio para os mercados de alimentos e higiene pessoal. Possui 26 operações e a soma do volume de negócios da subsidiária e associadas em 2014 supera os US$ 220 milhões. No Brasil,  conta com 16 fábricas, entre próprias, em associação com o Grupo Fairway e com o Grupo Saint-Gobain na Mineração Jundu. No mundo, está presente em 43 países e sua receita global em 2014 foi de € 3,3 bilhões.

Fonte: IBM Sala de imprensa: http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/48527.wss

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